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Projeto universitário aproxima alunos de causas sociais
Autor(a) Eduardo Gonçalves
03/12/14 16:17
Projeto universitário aproxima alunos de causas sociais
Professores da rede superior de ensino decidiram implantar a temática da responsabilidade social dentro da sala de aula. Foi como surgiu o projeto Germinar. Através da implantação de ações sociais na disciplina Relações Humanas, estudantes de Ciências Contábeis e Administração puderam estar em contato maior com instituições, comunidades e órgãos sociais. Para os professores, o objetivo é aplicar a ciência que eles aprendem dentro da faculdade nessas instituições, comunidades e órgãos.

O projeto Germinar surgiu na Faculdade Amadeus com a ideia de que os estudantes visualizassem a importância e a necessidade de aplicação das teorias de cidadania coorporativa aprendidas em sala de aula no intuito de implantar soluções para os problemas identificados nas ações de cunho social. A implantação do projeto se deu através dos professores Aglaelson Araújo e Lângesson Lopes.

O professor Aglaeson Araújo fala que, por se tratar de Relações Humanas, através do projeto, os alunos vão estar em contato com pessoas consideradas “invisíveis”. “É uma realidade que até então eles não tinham conhecimento. Muitas vezes a sociedade ajuda, mas não conhece as pessoas, o que vivem e como vivem”, disse Aglaelson.

Sobre a escolha dos cursos que foram abrangidos pelo projeto, o professor Aglaelson falou sobre déficit de responsabilidade social nas áreas de contabilidade e administração. “Somos formados para gerar lucro para as empresas. E, com o projeto, o ideal é que a gente insira isso dentro das ciências contábeis e da administração para que os profissionais passem isso para dentro das organizações onde trabalham. E aí o ser humano deixa de ser um número e passa a ser realmente um ser humano”, disse o
professor.

Clovis dos Santos, estudante de Administração que participou do Germinar, aplicou o projeto em uma creche, no bairro Santos Dumont, em Aracaju. “Nós notamos que eles tinham lá uma sala ociosa e uma das Irmãs responsáveis queria uma sala de aula de local. Aí começamos a ir atrás de parceiros e graças a Deus conseguimos com êxito implantar a sala de aula”, disse o estudante. “Mais tarde, quando eu me formar como administrador, isso só veio a agregar valor a minha vida pessoal e profissional”, conta.

Ana Cláudia dos Santos, de Ciências Contábeis, fala que a experiência foi gratificante. Ela aplicou o projeto em um abrigo para crianças que não vivem com a família principalmente por maus tratos. “A emoção de chegar lá e ver os sorrisos deles, eles nos chamando de ‘tios e tias’. Foi uma coisa que tocou muito o lado emotivo da gente e a gente quer voltar lá para fazer um pequeno Natal com eles”, disse Ana Cláudia.

O diretor geral da Faculdade Amadeus, Eduardo Gonçalves, fala que o projeto foi interessante no sentido de sair um pouco da parte acadêmica da faculdade. “Trabalhar com responsabilidade social é fantástico para a faculdade e para o aluno. Mostrar que não é só uma formação acadêmica que está sendo feita. E o projeto foi muito bacana, pois pôde germinar e resgatar valores”, disse Eduardo.

Fonte: infonet.com.br