14/06/2019
14/06/2019
09/05/2019
08/05/2019
26/04/2019
23/04/2019
11/04/2019
11/04/2019
03/04/2019
02/04/2019
28/03/2019
28/03/2019
Faculdade Amadeus realiza 13ª Semana do Administrador
Autor(a) Eduardo Gonçalves
13/09/18 19:46
Faculdade Amadeus realiza 13ª Semana do Administrador
 
Diante de dados alarmantes de violência doméstica, familiar. social contra a mulher, dos diversos tipos de assédio que enfrentam diariamente, a Faculdade Amadeus (FAMA) realizou a 13ª Semana do Administrador com o  tema: "A FORÇA DA MULHER ADMINISTRADORA EM SERGIPE", com a finalidade de valorizar a mulher no ambiente organizacional. 

O coordenador do curso de Administração da FAMA, professor mestre Paulo Sérgio Melo dos Santos, proporcionou aos que prestigiaram o evento palestras com renomadas profissionais do mercado sergipano, assim como cases de sucesso e uma roda de conversa, que discutiu a temática contando com a participação dos presentes. A atração cultural ficou por parte do grupo aracajuano Cataluzes, que cantou belíssimas músicas de sua autoria. 

Para Paulo Sérgio, a gestão da Faculdade Amadeus está atenta à problemática que as mulheres ainda estão passando, em pleno século XXI. "Estamos atentos às mudanças que o mundo está passando e a valorização da mulher no ambiente organizacional deve ser discutida na comunidade acadêmica a fim de eliminar o preconceito e as injustiças que ainda persistem em pleno século XXI", colocou o mestre.

A professora da Faculdade Amadeus, Dra. Maria Aparecida Souza Couto, que foi mediadora da roda de conversa composta por Gisélia Varela, coordenadora do Núcleo de Pós-graduação da FAMA, Rosiney Souza, da Business and Professional Women e da administradora Silvia Soares, iniciou sua fala saudando o público e apresentando informações e dados disponibilizados pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça (TJ/SE).

Aparecida informou que 48% das mulheres agredidas declaram que a violência acontece na própria residência; 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos; 77% relatam viver em situação de violência, sofrem agressões semanais ou diariamente e em mais de 80% dos casos, a violência foi cometida por homens com quem as vítimas têm ou tiveram algum vínculo afetivo.

“Só vamos vencer a violência com trabalho e com o empoderamento das mulheres. Esse empoderamento passa pela sensibilização de acreditar em si, que são capazes e na força do seu trabalho. Existem inúmeras dificuldades para se empreender no nosso país, mas se nós não tivermos iniciativas ficaremos no mesmo patamar que vai corroborar para esses indicadores de violência”, declarou a professora.

A empresária Lídia Aragão, que falou sobre “Empoderamento Feminino Empresarial em Aracaju”, relatou que a mulher é capaz e pode acreditar em si mesma para alcançar seus objetivos. “Fiquei feliz por participar do evento. A mulher precisa acreditar nela e ir à luta”.
 
Cases de Sucesso
 
No decorrer do evento três ícones de mulheres empreendedoras receberam uma homenagem por serem “Mulher Administradora de Destaque 2018”, dentre elas: Cacilda Aragão, proprietária da Agência de Turismo Cacilda Viagens; dona Jane, a proprietária do Pastel da Jane e a médica, Dra. Stela, proprietária do Hospital Maternidade Sempre Viva.
 
Estatísticas
 
Conforme dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACRIM), em 2017, Sergipe registrou mais de 40% dos homicídios de mulheres do que os dois anos anteriores. Em 2016, foram contabilizados 51 casos e em 2015, 62 mortes de mulheres.

Dados revelam ainda que a maioria das mulheres demora em romper o ciclo de violência por causa do risco de vida; medo da exposição da sua vida; acredita que conseguirá mudar o comportamento do parceiro; teme que os filhos a culpem pelo fim da união conjugal e da dependência afetiva ou econômica.   
 
Data comemorativa
 
Foi instituído no calendário de eventos do Estado de Sergipe o "Dia Estadual de Combate ao Feminicídio". De acordo com Projeto de Lei nº 247, de autoria da deputada estadual Goretti Reis (PSD), a data será lembrada no dia 29 de julho, através de campanhas de sensibilização.


CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS